domingo, 5 de junho de 2011

9ª Romaria da Terra e das Águas,

ORAÇÃO DA 9ª ROMARIA DA TERRA
Bom Deus, Pai e Criador, vós tudo criaste do nada.
Avaliando a obra que fizestes, vistes que tudo era muito bom.
Nós vos agradecemos porque com a criação manifestastes a vossa sabedoria infinita e eterna.
Nós vos agradecemos, porque nos entregastes vossa obra, e nos deste o dom da inteligência e da vontade para que dela cuidássemos.
Nós vos pedimos perdão porque continuamos comendo do fruto proibido:
Envenenamos a terra as águas e a atmosfera; derrubamos e queimamos as florestas; secamos as fontes das águas; para aproveitar do deus capital; privatizamos as águas dos rios, que fizestes para todos;escravos do deus da riqueza e do consumo, destruímos as cachoeiras, barramos os cursos dos rios, acabamos com os peixes e alagamos as matas, as lavouras e moradias, expulsando do paraíso terrestre os mais pobres, feitos à vossa imagem e semelhança, e assim destruímos a vida.
Pedimos que esta romaria da terra e das águas seja para todos os vossos filhos e filhas de Rondônia um tempo de meditação e de conversão em favor da vida e de toda a Criação.
Pedimos que nos ajudeis a entender que é de vossa vontade que toda a criação seja o novo céu e a nova terra onde toda a lágrima seja enxugada, onde a morte já não exista, onde não haja mais luto, nem grito, nem dor no meio deste povo que tanto amais. AMÉM.
Dom Antônio Possamai bispo emérito de Ji-paraná e vice-Presidente da Comissão Pastoral Episcopal pela Amazônia (CNBB).

No dia 10 de julho acontecerá em Rondônia a 9ª Romaria da Terra e das Águas, “A água e o verde, vida do planeta”, no distrito de Iata, em Guajará-Mirim.

O distrito de Iata foi escolhido para sediar a Romaria porque corre o risco de desaparecer com a construção de uma hidrelétrica na Cachoeira de Ribeirão, município de Guajará-Mirim, apesar de sua importância histórica para o estado de Rondônia.

Para o bispo de Ji-Paraná, dom Bruno Pedron, a Romaria deste ano terá um significado histórico porque vai refletir sobre o desenvolvimento do estado. “A Romaria é sempre um momento alegre, onde o povo expressa a sua fé, seus sofrimentos e sua resistência. Mas acima de tudo, neste ano será um encontro de reflexão sobre a história e sobre o processo de desenvolvimento de Rondônia”.

As Romarias da Terra e das Águas de Rondônia acontecem desde 1986, sendo que este ano ela será organiza pelas dioceses de Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Porto Velho e pelo Sínodo de Amazônia da Igreja Luterana no Brasil (IECLB).

Igreja celebra o Dia Mundial das Comunicações

SUGESTÕES PARA O 45O DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS

Animação inicial

A mensagem para o 45o Dia Mundial das Comunicações Sociais, do Papa Bento XVI, para o ano de 2011, traz o tema “Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital”. O Papa pede que as novas formas de comunicação sejam utilizadas pensando no bem comum, destacando a verdade na atuação dos participantes das redes sociais e principalmente o papel dos jovens na era digital. O Papa Bento XVI diz que “as novas tecnologias permitem que as pessoas se encontrem para além dos confins do espaço e das próprias culturas, inaugurando deste modo todo um novo mundo de potenciais amizades”. Por fim, o Papa destaca que não podemos esquecer que o contato virtual não pode nem deve substituir o encontro humano direto com as pessoas. Que nosso compromisso como discípulos missionários nos leve à verdade, ao anúncio e à autenticidade de vida na era digital.

Preces
1) Que os nossos meios de comunicação possam ser promotores da paz, da unidade e da comunhão, rezemos ao Senhor.

2) Que as mídias sociais possam ser canais de luz e propagação do Evangelho, rezemos ao Senhor.

3) Que as novas tecnologias, como diz o Papa na mensagem para este dia, permitam que as pessoas se encontrem para além dos confins do espaço e das próprias culturas, inaugurando deste modo todo um novo mundo de potenciais amizades autênticas, rezemos ao Senhor.

4) Que mais pessoas sintam-se chamadas a ser agentes da Pastoral da Comunicação, rezemos ao Senhor.

Atividades que podem ser realizadas

1) Ler e refletir, em grupo, a mensagem do Papa para este dia.

2) Realizar uma semana ou um tríduo da comunicação, com oficinas, palestras, debates, mesas-redondas, gincanas, exposições das ações feitas pelas pastorais, programas radiofônicos, exibição de filmes.

3) Organização de uma campanha que incentive os fiéis a evangelizarem através das novas mídias. No Dia das Comunicações, os fiéis podem utilizar os meios para enviar mensagens de evangelização através de e-mails, mensagens de celular, orkut, twitter, facebook, entre outros.

4) Preparar a celebração para o dia envolvendo agentes da Pascom e de outras pastorais, profissionais da imprensa, pesquisadores, professores, profissionais e estudantes de Comunicação Social.

5) Promover um momento de confraternização com os profissionais da imprensa:
partida de futebol Imprensa x Pascom, churrasco, café da manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário