segunda-feira, 16 de maio de 2011

Cristo é a resposta para todos os anseios, enfatiza Bento XVI

Segunda-feira, 16 de maio de 2011, 17h00

Nicole Melhado
Da Redação, com Boletim da Santa Sé (Tradução: equipe CN Notícias)

Rádio Vaticano

O Papa Bento XVI incentivou os bispos indianos na construção de diálogos com as outras religiões

O Salvador de toda a criação, o portador da Boa Nova, é cumprimento dos anseios mais profundos do homem, enfatizou o Papa Bento XVIao receber os bispos indianos em visita ad limina Apostolorum nesta segunda-feira, 16.


“A revelação definitiva de Deus que vem até nós em Jesus Cristo, proclamada com alegria por crentes em todo mundo, é expressa de modo particular nas Sagradas Escrituras e na vida sacramental da Igreja”, destacou o Pontífice.

Hoje, como em todos os anos, lembrou o Santo Padre, o mandamento apostólico encontra sua fonte e seu foco central na proclamação do Filho de Deus encarnado, que é a plenitude da revelação divina e "o caminho, a verdade e a vida" (Jo 14, 6).

“A revelação cristã, quando aceita na liberdade e pelo trabalho da graça de Deus, transforma homens e mulheres a partir de dentro e estabelece uma relação maravilhosa, redentora com Deus, nosso Pai celeste, por Cristo, no Espírito Santo”, salientou o Papa.

Cuidados com a catequese

Bento XVI destacou aos bispos os cuidados necessários no acompanhamento dos fiéis em seu caminho em direção a Cristo, salientando que os ensinamentos devem ser transmitidos com caridade e na liberdade. “Dentro da Igreja, os primeiros passos dos cristãos ao longo do caminho à Cristo deve ser sempre acompanhada por uma catequese sólida que lhes permita prosperar em fé, amor e serviço”, disse.

Ressaltando que a catequese é algo distinto da especulação teológica, o Papa salientou que sacerdotes, religiosos e leigos catequistas precisam saber como comunicar com clareza, amor e devoção, na preparação para o encontro com Deus nos sacramentos.

Desafios da evangelização

Conhecendo os desafios da evangelização nas diversas partes do mundo e em cada período histórico, Bento XVI disse compreender os desafios especialmente vividos pelos bispos na Índia, país que abriga várias religiões antigas.

“A vida cristã em tais sociedades exige sempre honestidade e sinceridade sobre suas próprias crenças e respeito por aquelas dos outros”, enfatizou o Santo Padre.

A apresentação do Evangelho em tais circunstâncias, disse o Papa, envolve o delicado processo de inculturação. “Este é um comprometimento que respeita e mantém a unidade e a integridade da revelação divina dada pela Igreja como herança, ao mostrar que é compreensível e atraente para aqueles a quem ela é proposta”, afirmou.

Diálogo inter-religioso

Ciente das circunstâncias difíceis no desenvolvimento de um diálogo com os de outras crenças religiosas, Bento XVI acredita que a restauração do diálogo inter-religioso pode incentivar a construção de uma atmosfera de tolerante interação.

Além disso, o Pontífice salientou que, como cristãos, os indianos lutam para viver em paz e harmonia com seus vizinhos de outras crenças. "Sua liderança prudente será crucial na tarefa cívica e moral de trabalhar para garantir os direitos humanos fundamentais de liberdade de religião e liberdade de culto. Como vocês sabem, esses direitos são baseados na comum dignidade de todos os seres humanos e são reconhecidos em todos os concertos das nações. A Igreja Católica se esforça para promover esses direitos junto com todas as religiões do mundo”, ressaltou.

O Santo Padre encorajou os bispos indianos a trabalharem pacientemente para estabelecer os pontos comuns necessários para o exercício harmonioso dos direitos fundamentais em suas comunidades.

“Mesmo que encontrem oposição, a própria caridade cristã e paciência deve servir como meio para convencer os outros da justa tolerância religiosa, a partir do qual os seguidores de todas as religiões têm a ganhar”, disse.

Um comentário:

  1. são menssagens de grande valor para nós cristãos sedentos da palavra de Deus parabéns pela iniciativa de criar esse blog para que o mundo conheça o que acontece aqui na paróquia de Buritis.....

    ResponderExcluir