quarta-feira, 18 de maio de 2011

Apelo de Bento XVI à oração pela Igreja na China

Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé
(tradução de Leonardo Meira - equipe CN Notícias)




CATEQUESE
APELO À ORAÇÃO PELA IGREJA NA CHINA
Praça de São Pedro
Quarta-feira, 18 de maio de 2011

Durante o tempo pascal, a liturgia canta a Cristo ressuscitado dos mortos, vencedor da morte e do pecado, vivo e presente na vida da Igreja e nos acontecimentos do mundo. A Boa nova do Amor de Deus manifestado em Cristo, Cordeiro Imolado, Bom Pastor que dá a vida pelos seus, expande-se incessantemente até os extremos confins da terra e, ao mesmo tempo, encontra recusa e obstáculos em todas as partes do mundo. Como então, ainda hoje, da Cruz à Ressurreição.

A terça-feira, 24, é o dia dedicado à memória litúrgica da Beata Virgem Maria, Auxílio dos Cristãos, venerada com grande devoção no Santuário de Sheshan em Shanghai: toda a Igreja une-se em oração com a Igreja que está na China. Lá, como em outros lugares, Cristo vive a sua paixão. Enquanto aumenta o número de quantos O acolhem como o seu Senhor, por outros Cristo é refutado, ignorado e perseguido: “Saulo, Saulo, por que me persegues?(At 9, 4).

A Igreja na China, sobretudo neste momento, tem necessidade da oração da Igreja universal. Convido, em primeiro lugar, todos os católicos chineses a continuar e a intensificar a própria oração, sobretudo a Maria, Virgem forte. Mas também para todos os católicos do mundo, rezar pela Igreja que está na China deve ser um compromisso: esses fiéis têm direito à nossa oração, têm necessidade da nossa oração.

Sabemos dos Atos dos Apóstolos que, quando Pedro estava no cárcere, todos rezaram com força e alcançaram que um anjo o libertasse. Também nós façamos o mesmo: rezemos intensamente, todos juntos, por essa Igreja, confiantes que, com a oração, podemos fazer algo de muito real por ela.

Os católicos chineses, como eu disse muitas vezes, desejam a unidade com a Igreja universal, com o Pastor Supremo, com o Sucessor de Pedro. Com a oração, podemos alcançar para a Igreja na China o permanecer una, santa e católica, fiel e firme na doutrina e na disciplina eclesial. Ela merece todo o nosso afeto.

Sabemos que, entre os nossos irmãos Bispos, há alguns que sofrem e estão sob pressão no exercício do seu ministério episcopal. A eles, aos sacerdote e a todos os católicos que encontram dificuldade para a livre expressão de sua fé, expressamos a nossa proximidade. Com a oração, podemos ajudá-los a encontrar a estrada para manter viva a fé, forte a esperança, ardente a caridade por todos e íntegra a eclesiologia que herdamos do Senhor e dos Apóstolos e que nos foi transmitida com fidelidade até os nossos dias.

Com a oração, podemos alcançar que o seu desejo de estar na Igreja una e universal supere a tentação de um caminho independente de Pedro. A oração pode obter, para eles e para nós, a alegria e a força de anunciar e testemunhar, com toda a franqueza e sem impedimento, Jesus crucificado e ressuscitado, o Homem novo, vencedor do pecado e da morte.

Com todos vós, peço a Maria que interceda para que cada um deles se configure sempre mais estreitamente a Cristo e se doe com generosidade sempre nova aos irmãos. A Maria, peço que ilumine aqueles que estão na dúvida, recupere os perdidos, console os aflitos, reforce quantos estão iludidos pelo canto da sereia do oportunismo.

Virgem Maria, Auxílio dos cristãos, Nossa Senhora de Sheshan, rogai por nós!

Um comentário:

  1. Muiito bom o blog. É sempre bom estarmos por dentro sobre o que se passa na Nossa Igreja Católica.. Até mais

    ResponderExcluir